Vazio: Um livro infantil com questões existenciais profundas
- Psicóloga Isa Laury
- 5 de out. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de ago. de 2024
O livro vazio, da autora Anna Llenas conta a história de Júlia, uma garotinha que se deparou com um grande vazio em determinado momento da sua vida. Vamos acompanhar as descobertas que Júlia fez ao olhar para o seu vazio?

Eu, particularmente, tenho um carinho especial por obras direcionadas ao público infantil, principalmente livros e filmes. Pois sempre me deparo com alguma mensagem existencial profunda que, muitas vezes, cabem muito bem para suscitar reflexões sobre nossa vida enquanto adultos ou até mesmo nos conectarmos com a criança que habita em nós.
O livro vazio, da autora Anna Llenas é um desses que me leva a refletir muito e até me emocionar em alguns momentos.
A obra conta a história de Júlia, uma garotinha que se deparou com um grande vazio em determinado momento da sua vida e passou a tentar preenchê-lo das mais diversas formas. Nesse aspecto, a ilustração é brilhante e você entenderá melhor quando ver a leitura que eu fiz mostrando algumas imagens. A ilustração é o que nos faz entrar em contato com as demandas de Júlia e com a forma como ela tenta preencher tal vazio, causando até uma identificação em alguns momentos (foi o que causou em mim, não sei causará em você rs).
Dentre as formas que Júlia tenta tapar o buraco, aparecem: objetos, pessoas/relacionamentos, comida, entretenimento. Algumas das supostas "tampas" são até legais, mas outras são "a maior tapeação" como o texto traz. Nessa busca incessante de preencher esse buraco, Júlia recebe um convite para olhar para dentro de si e é a partir daí que as coisas começam a melhorar pra ela, pois, ao olhar para o vazio, ela descobre mundos maravilhosos lá dentro, descobre que outras pessoas também têm vazios e que é possível diminuí-lo ao encontrar "a coisa certa" para preenchê-lo. Mas que, no entanto, continuará sempre existindo um pouco, o que lhe dá espaço para novas descobertas ao longo da vida.
Pra vocês terem ideia, enquanto escrevo agora, me emociono. Psi chorona aqui! (rsrs)
Mas vamos então destacar 4 pontos de reflexão que desenvolvi a partir do livro:
1. O vazio fez, faz ou fará parte da existência de todo ser humano, em alguns de forma sutil em outros de forma intensa;
2. Não olhar para o vazio pode fazer com que a gente tente preenchê-lo com coisas (as supostas tampas), e isso pode nos levar a compulsões, vícios diversos, o que, trazendo para a vida adulta, pode significar drogas, comida, sexo, dentre outros. Além, é claro, do distanciamento de nós mesmos e das outras pessoas;
3. Todos possuímos dentro de nós mundos maravilhosos. E esses mundos maravilhosos podem ser: talentos, sonhos, propósitos de vida. E ao oferecer isso para o mundo, o vazio pode ir sendo preenchido. Mas pra descobrir esses mundos maravilhosos, temos que olhar para dentro de nós;
4. Todo ser humano é um ser faltante, isso significa que, provavelmente, nunca estaremos nos sentindo 100% completos. Por isso, não é ruim o vazio não ser totalmente preenchido, assim poderemos sempre descobrir coisas novas sobre nós mesmos e novos sentidos, assim como sugere o final do livro.
Eu sou muito suspeita pra falar, mas acredito que você não perderá nada ao assistir a uma leitura que fiz para o instagram (não pela minha performance, mas pelo conteúdo em si) e resolvi trazer pra cá também.
Abaixo você pode conferir a história que foi dividida em 2 vídeos e ver se minhas observações também fazem sentido pra você.
Livro "Vazio" parte 1:
Livro "Vazio" parte 2:
O que achou? A história fez jus aos meus elogios e reflexões? Ficarei feliz de ter sua opinião por aqui!
Me siga no Instagram para me conhecer melhor e acompanhar mais conteúdos em outros formatos!
Livro infantil para adultos, reflexões bastante necessárias.