Psicoterapia: Quem precisa?
- Psicóloga Isa Laury
- 25 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de mai. de 2024
Apesar da pupularização atual da psicoterapia, muitas pessoas ainda são um pouco resistentes à ideia. É muito comum que alguém expresse que é a favor da psicoterapia, mas não para si, pois suas questões consegue resolver de outras formas. Como se dissesse: "Indico, mas não pra mim". Parece que lá no fundo ainda persiste a ideia de que "terapia é coisa de gente doida", o que não é verdade.
Nesse texto, eu trago alguns exemplos de situações comuns em que a psicoterapia pode ser necessária. Vem conferir!

Primeiro, vamos entender para que serve a psicoterapia...
O acompanhamento psicológico ou processo de psicoterapia serve para lhe auxiliar a lidar com questões emocionais, sentimentais ou psicológicas, que afetam de modo negativo a sua qualidade de vida. Questões que não são explicadas e resolvidas fisiologicamente, pois envolvem o lado subjetivo, mental e não palpável do ser humano.
O papel da psicoterapia é ampliar a sua percepção sobre essas questões e lhe ajudar a enxergar o seu potencial de crescimento e de resolutividade dos problemas, através do processo de autoconhecimento. É como se nós, psicoterapeutas, fossemos a pessoa responsável para lançar luz em seu caminho, lhe acompanhando e ajudando a enxergar algumas coisas que você não enxerga por conta própria.
À medida que suas questões forem ganhando visibilidade e você passar a olhar profundamente para seus medos, angustias, ansiedades e também potencialidades, você irá, com o auxílio da psicoterapia, desenvolver ferramentas para lidar com as adversidades.
Para quem é a psicoterapia?
O sentimento de dúvida em relação a necessitar ou não da psicoterapia, é bem comum, pois mesmo quando a pessoa reconhece a necessidade, ainda surgem pensamentos como: "será que preciso mesmo?", "não tô tão mal assim", "ainda não cheguei a esse ponto", etc. Isso devido ao fato da psicoterapia ainda ser muito atrelada a adoecimentos mentais agravados (popularmente chamado de loucura). Então muitas pessoas sofrem silenciosamente, sem buscar ajuda, pois acreditam que não estão "malucas" o suficiente a tal ponto ou mesmo por vergonha do que pessoas ao seu redor possam julgar.
Se você é uma dessas pessoas, saiba que eu lhe entendo. Você pensa dessa forma, por que foi assim que aprendeu. Mas lhe convido a ler o conteúdo com abertura para, quem sabe, olhar de um ponto de vista diferente.
Separei algumas das situações mais comuns em que o acompanhamento psicológico pode ser necessário.
Decidi colocar em forma de perguntas e peço que preste atenção em você e responda internamente cada uma delas, ok? Isso pode te ajudar a identificar se precisa ou não de psicoterapia.
Você está descontente com a forma que vive atualmente?
Passar por momentos de insatisfação é completamente comum. Porém, se este descontentamento é presente em todo tempo e você sente que está apenas sobrevivendo e não vivendo como gostaria, talvez precise compreender melhor essa experiência.
Tem algo no seu comportamento que atrapalha a sua vida?
Comportamento é toda movimentação feita pelo seu organismo. Logo, fazem parte dele a forma como se relaciona consigo e com os outros, seus hábitos e suas atitudes. Olhe para este aspecto da sua vida e se faça esse questionamento.
Tem alguma área específica que você gostaria de melhorar?
Observe se há alguma habilidade que gostaria de desenvolver, por ex: aprender a se expressar, ter coragem pra falar em público, aprender a se impor, aprender a dialogar, etc. Vale lembrar que a psicoterapeuta não vai lhe dar uma receita de passo a passo para desenvolver determinada habilidade, mas olhar, juntamente com você, para todos os aspectos relacionados ao problema, para que você consiga partir para a ação.
Você tem alguma alguma condição mental que lhe traz sofrimento?
Presença de sintomas ou diagnósticos de transtornos mentais, como os depressão, ansiedade, pânico e outros.
Esse, provavelmente, é o principal motivo de busca pela terapia pois, normalmente, após o paciente sentir alguns sintomas, investigar questões fisiológicas e não encontrar causas, os médicos encaminham para a psicoterapia em busca de olhar para as questões emocionais.
Se sua resposta foi sim para a maioria das perguntas, pode significar que você precisa de psicoterapia.
Os tópicos destacados estão todos interligados de alguma maneira, pois olhamos para o ser humano como totalidade, onde um aspecto interfere intimamente no outro. Porém, geralmente um aspecto surge mais forte e a gente começa a olhar a partir dele.
Olhando pra essas perguntas, você percebe que são situações que podem acontecer na vida de qualquer pessoa? Pois é... precisar de psicoterapia é bem mais comum do que pode parecer e hoje em dia, com o avanço tecnológico, é possível fazer terapia sem mesmo precisar sair de casa, o que pode ser muito interessante para quem tem receio de se expor por alguma razão.
Hoje existe uma significativa variedade de profissionais, preços, abordagens e até instituições que oferecem atendimento gratuíto. Não é preciso esperar a saúde mental gritar para buscar cuidado, não é mesmo?
Comments